segunda-feira, 16 de maio de 2016

Projeto Interdisciplinar- Veterinária USJT




Introdução


Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência.

Parasita x Fisiologia

Fatores que podem alterar os mecanismos normais do animal são os: Genéticos, Estado nutricional do animal, Idade, Sexo e os Fatores imunológicos.
Um animal com algum desses fatores alterados se torna mais susceptível a doenças parasitarias, tornando o estado fisiológico normal de um animal em uma patologia.

Parasita x Semiologia

O animal infectado apresenta os sinais clínicos da doença por onde devemos iniciar a inspeção e diagnostico da mesma. Esse animal na maioria das vezes apresentará uma mudança comportamental que vai desencadear no proprietário a duvida do que esta acontecendo e o veterinário será responsável para descobrir o que houve com ele.

Parasita x Patologia Comparada

O veterinário deve pedir exames para chegar ou comprovar  o diagnostico final, mas todo resultado não pode ser dado sem antes realizar um exame histopatológico onde poderemos ver qual classe esse parasita pertence e qual doença ele causa.

Parasita x Farmacologia

Ao ser dado o diagnostico final o veterinário responsável irá medicar o paciente, nos casos parasitológicos temos os antiparasitários, como o benzimidazóis que age com absorção lenta mas com pouca toxicidade para que sua resposta farmacológica chegue sem causar maiores danos.

Parasita x Patologia Descritiva

Geralmente pode causar lesões na área afetada pelo parasita. Em alguns casos pode ser letal ao animal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário